sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

MELASMA: COMO CUIDAR DESSA MANCHA TÃO RESISTENTE?

 

Melasma
Fim de ano, férias, praia e sol, tudo o que sonhamos o ano todo. Você está curtindo feliz da vida e quando você volta para casa, lá está ela: a mancha que veio de presente junto com o bronzeado. Podemos pintar outro quadro também: você já tem melasma. Lutou contra essa abençoada o ano todo, fez tudo o que sua esteticista mandou, usou seu filtro solar direitinho, passou sua vitamina C, fez peeling e foi só você pisar na praia ela explode. Por que isso acontece?
Melasma
Muitas pessoas acham que o melasma surgiu do dia para noite, da única vez que ela foi à praia. Muitas vezes eu escuto comentários de clientes dizendo que tem certeza que o melasma apareceu da última vez que tomou sol. Infelizmente, essa mancha é mais complexa do que imaginamos. Quando nos expomos ao sol, a pele reage a essa agressão estimulando as células de melanina, que também são responsáveis pelo bronzeado. Enquanto a pessoa está lá feliz da vida à milanesa, sua pele está gritando por socorro e mandando melanina para protegê-la. Quando termina o dia, a pessoa exibe a marquinha do biquíni com orgulho e lá no fundo as células de melanina estão todas acabadas. E assim segue, por anos, até que um dia as células ficaram malucas e já não entendem que não precisam mandar melanina e aí surge a mancha: resultado de anos de exposição solar. O melasma não surge do dia para noite, ele demora anos para se formar e uso de anticoncepcionais, desequilíbrios hormonais e até mesmo com estresse podem desencadear e piorar a mancha. Ela também pode ter fundo genético.
Para tratar o melasma não é fácil. Quando ela está no nível epidérmico (superficial) os resultados são mais rápidos e mais efetivos, quando ela chega ao nível dérmico (profunda) o tratamento é bem mais difícil. Por isso assim que sentir a pele manchar deve correr para a esteticista para tratar. Eu ainda gosto de ser mais precavida e começar a cuidar antes de aparecer, já que com a idade tudo começa a surgir e a pele tende a ser vingativa e a jogar na sua cara em forma de velhice toda a agressão que você fez com ela na juventude, por isso já desde cedo uso vitamina C e indico para todas as minhas clientes.
É inevitável não sofrer com essa mancha, ela muitas vezes cobre o rosto todo. Mas eu gosto de ser bem clara e deixar minhas clientes bem lúcidas para que elas tenham muita paciência para se obtenha o clareamento efetivo. As pessoas vivem à procura de milagre e é comum eu escutar: “-Ah, mas vai ter que fazer sempre?” – Aí eu respondo – “Só enquanto você quiser sua pele livre de manchas”. Não tem segredo, enquanto você cuida está tudo bem, se você parar de cuidar o corpo volta ao estágio inicial e tudo recomeça.
 No desespero muitas pessoas correm para tratar com hidroquinona. Eu odeio hidroquinona. A pele fica clara, mas fica parecendo uma cera e é tão agressiva, deixa a pele super sensível e pode dar um monte de problemas, podendo deixar até manchas brancas no lugar das escuras. Não vejo vantagem nisso. Ouvi rumores de que ela foi proibida, mas ainda vejo um monte de creme sendo vendido com essa substância nas farmácias. Eu só sei que eu fujo disso e detesto que minhas clientes usem. Sou ética e se a pessoa quer usar, não vou proibir, mas tenho minha opinião formada. Com tantos ativos seguros e maravilhosos no mercado, não precisa desse desespero e se jogar na hidroquinona.
Quando eu trato uma mancha, eu vou clareando ela bem devagar. Associo peelings com hidratação e nutrição para que a pessoa não tenha só a pele clara, mas que também tenha a pele linda e saudável. E o resultado é incrível! Outra coisinha básica, não adianta tratar a mancha, sofrer com ela, gastar tubos de dinheiro e ir tomar sol. É uma coisa que vai ter que se escolher, a mancha ou o sol, por que toda vez que tomar sol a mancha volta. Tendo esses cuidados, é possível recuperar a autoestima e poder sair sorrindo linda, com a pele clara e sem maquiagem sim!

Melasma

Colunista Fernanda Pereira
Tema: Melasma- como cuidar dessa mancha tão resistente?
Site http://fernandapereira.com.br/