terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ELES FUNCIONAM?

 

Como se sabe, a pele é a parte do corpo mais afetada pelos dias cinzentos e frios. Nessa época, a epiderme fica áspera, sem vida e muito seca. A hidratação durante o outono e o inverno é fundamental, pois além de manter o rosto longe do ressecamento, previne também a pele de descamação, acne, irritações, atribuindo vitaminas e proteínas para o rosto.
Segundo Andreia Zicarelli, massoterapeuta e esteticista, a melhor forma de hidratar a pele de maneira caseira é utilizando frutas da época, que podem ser misturadas a aveia e mel. “Antes de aplicar a máscara é necessário limpar e tonificar a pele. Para obter um resultado melhor, é preciso fazer uma esfoliação com açúcar e mel ou mel e fubá. Essas máscaras podem ser usadas no rosto e no corpo”, diz a profissional, ressaltando que a maneira de fazer é bem simples, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e aplicar na pele limpa e tonificada.
Os benefícios são de uma melhora na pele, mais iluminação e maciez. As esteticistas Lilian Silva e Amanda Kalil tem opinião unanime sobre as máscaras faciais caseiras. “Elas devolvem alguns nutrientes a pele e, ao mesmo tempo em que tem o efeito de esfoliar, estão retirando as células mortas, deixando a pele hidratada, limpa e tonificada”, comentam.

Riscos e comparações
Para que não haja nenhum problema, é preciso se atentar na quantidade de vezes que as receitas são aplicadas e seus componentes. Se, por exemplo, uma máscara esfoliante for usada em excesso, pode causar uma decapagem (remover a camada córnea ou até mesmo a epiderme). Já se houver a aplicação de limão para clarear a pele, a exposição ao sol pode ocasionar manchas. “O ideal é observar a reação da pele e, no caso de irritação ou vermelhidão, suspender o uso e procurar um especialista”, alerta as esteticistas.
As diferenças dos produtos caseiros e dos aplicados em consultórios estão basicamente ligadas ao acompanhamento de um profissional, que dificilmente aplicará um produto que cause danos à saúde. Importante também ressaltar que todos os produtos vendidos e aplicados em consultórios são aprovados pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde, por isso, caso decida fazer tratamento facial em casa, procure saber quais as melhores receitas para seu tipo de pele. A seguir, conheça algumas.
Receitas

Base da máscara hidratante
1 colher de sobremesa de mel
1 colher de sobremesa de aveia
1 pedaço de fruta (banana, abacate ou mamão)
Bata tudo no liquidificador até ficar uma máscara ligeiramente grossa e aplique na pele. Deixe agir por 30 minutos aproximadamente. Você pode acrescentar outras frutas, menos as cítricas, que são para peles oleosas.
Máscara para pele oleosa

2 rodelas grossas de pepino
1 colher chá de mel
1 colher chá de aveia
Se desejar, 2 colheres de sopa de iogurte
Bata tudo no liquidificador sem peneirar e passe na pele, deixe agir por 30 minutos.
Máscara hidratante
1 colher de chá de mel
1 clara de ovo
1 colher de sobremesa de aveia
Bata tudo no liquidificador sem peneirar e passe na pele. Deixe agir por 30 minutos.

Créditos
Massoterapeuta e esteticista Andreia Zicarelli
www.azmassoterapia.com.br
Esteticistas Lilian Silva e Amanda Kalil (representante: Rose Lima)
www.everbeauty.com.br
 
segue link da sua materia
    POSTADO POR HEIDY SILVA ASSESSORIA DE IMPRENSA E JORNALISTA