segunda-feira, 8 de outubro de 2012

HISTÓRIA DO CHAI SEGUNDO A WIKIPÉDIA


Chai puro
Chai (Hindi: चाय), é simplesmente a palavra para "chá" na maior parte do Sul da Ásia e muitas outras partes do mundo.
Embora o café seja uma bebida mais popular em partes do sul da Índia, o chai é muito comum em todo o sul da Ásia, onde vendedores de rua conhecidos como "chai wallahs" (algumas vejes transcrito como "chaiwalas") são muito comuns. Chai é também muito popular num certo tipo de restaurante do sul da Ásia conhecido como Irani cafés ou Chai Khanas.
O processo tradicional de produção de chai ativamente ferve as folhas de chá. O chai preparado desta maneira possui uma concentração de cafeína comparável ao café, já que a fervura prolongada gera uma bebida mais robusa do que o método comum de produção de chá deixando-se as folhas de chá em água quente (sem fervura).
...
Chá com especiarias
Para muitos anglófonos fora destas regiões, o termo "chai" é sinônimo de masala chai, como descrito abaixo. O termo tautológico chá chai é algumas vezes usado para indicar chá com especiarias e leite como distinto de outros tipos de chá. Inúmeras cafeterias usam o termo chai latte para indicar que o leite fervido do café latte normal está recebendo o sabor de chá com especiarias concentrado ao invés do espresso. Algumas cafeterias denominam esta mistura chá chai latte.

Masala chai tradicional

História
O consumo do chá dentro da Índia permaneceu pequeno até que uma campanha promocional agressiva pela companhia inglesa Indian Tea Association no início do século XX, que encorajava fábricas, minas e moinhos têxteis a fornecer intervalos para tomar chá para seus trabalhadores. Ela também deu suporte a diversos chai wallahs independentes ao redor do sistema ferroviário crescente.
A promoção oficial do chá era como servido à moda inglesa, com pequenas quantidades de leite e açucar. A Indian Tea Association inicialmente não aprovava a tendência dos vendedores independentes de adicionar especiarias e aumentar grandemente as proporções de leite e açucar, assim reduzindo seu uso (e portanto a compra) de folhas de chá por volume líquido. Entretanto, masala chai na sua forma atual estabeleceu-se firmemente como uma bebida popular, não apenas sobrevivendo ao Raj Britânico mas espalhando-se além do sul da Ásia para o resto do mundo.
 
Texto passado de Goura Hari