domingo, 14 de agosto de 2011

VOCÊ TEM INSÔNIA?

A insônia pode ser um problema frustrante para muitas pessoas, pois provoca piora na qualidade de vida trazendo cansaço, pouco rendimento nas atividades, irritabilidade.

Alguns casos de insônia são de curto prazo e relacionadas a causas facilmente identificáveis, tais como ingerir muita cafeína ou açúcar. No entanto, alguns casos podem durar mais tempo, criando um ciclo destrutivo de insônia noturna e embotamento mental diurno.
Já sabemos que a Aromaterapia é um método útil em casa natural para ajudar a trazer alívio de insônia e agitação noturna. Os óleos essenciais são compostos concentrados destilada de várias partes de plantas, incluindo flores, raízes, cascas e folhas. Cada óleo essencial tem a propriedade especial. Alguns aromas são revigorantes, alguns podem acalmar a mente e outros podem ajudar a curar dores musculares ou problemas de pele. E, felizmente, alguns podem ajudar a trazer alívio de insônia e reduzir os efeitos do estresse sobre o corpo físico e emocional.

Aromaterapia pode proporcionar um sono repousante com os seguintes óleos essenciais que têm propriedades calmantes. Coloque algumas gotas de óleo essencial em um lenço ou tecido e coloque debaixo do travesseiro. Ou componha uma sinergia. Sinergia é uma mistura é o resultado da combinação de um número (geralmente de três ou até quatro) de óleos essenciais que trabalham em conjunto. Pode ser feita em casa se alguém tem uma boa selecção de óleos essenciais na mão. Clique aqui para aprender como se faz.
Uma mistura bem feita trará as propriedades curativas de cada ingrediente individual, bem como uma nova propriedade cura sinérgica do todo.
Depois que a mistura é feita, ela pode ser usada como está ou adicionado a um creme ou óleo carreador e utilizado em uma variedade de métodos de aromaterapia. Os óleos de semente de uva, girassol e jojoba são todas boas escolhas de óleo carreador. A relação de seguro para uso é de 8 gotas de óleo essencial em 2 colheres de sopa (20 ml) do óleo do carreador.
Sugestões de óleos essenciais que podem ser usados em banhos, vaporizadores, em óleo ou loção de massagem.
• bergamota
• camomila
• sálvia
• lavanda
• neroli
• gerânio

• sândalo
• ylang ylang
Use sempre produtos da mais alta qualidade possível em aromaterapia. Usando a melhor qualidade de ambos, isto é, óleos essenciais e óleos carreadores, sempre vai resultar em um produto mais puro, com uma vida útil mais longa. Ao experimentar misturas, sempre fazer pequenas quantidades de cada vez, para não haver desperdício
 
Receitinhas básicas para tratar a insônia:



1- Misture: 2 gotas de lavanda,1 gota de gerânio e 1 gota de ylang-ylang em 10ml de óleo vegetal de maracujá.


Adicione a mistura em uma banheira de água quente Antes de entrar, agite bem a água do banho com as mãos para dispersar os óleos. Permaneça por 15 minutos para obter benefício máximo dos óleos essenciais.
2 – Água Perfumada para o quarto: Acrescente 10 gotas de óleo essencial de lavanda a 400ml de água destilada em um frasco spray fino. Agite bem e já pode ser usado para pulverizar lençóis e travesseiros também.
3 – Faça um óleo de massagem relaxante, em 20ml de óleo carreador, com uma das sinergias abaixo. Massageie as têmporas, mãos e pés ou as costas antes de ir para a cama.


Sinergia # 1: 4 gotas de lavanda, 4 gotas de camomila







Sinergia # 2: 4 gotas de camomila, 2 gotas de sálvia esclaréia, 2 gotas bergamota






Sinergia # 3: 2 gotas de sândalo, 4 gotas gerânio, 2 gotas de vetiver

Para terminar, mais uma palavrinha:

Usar aromaterapia é uma ótima maneira de aliviar os sintomas de inquietação e insônia, mas lembre-se de olhar para outras formas de redução de stress também. Yoga, meditação, hábitos alimentares saudáveis, uma boa caminhada e doses diárias de ar fresco podem adicionar até melhores padrões de sono. É sempre melhor para tratar a causa de uma condição e não os sintomas.